-
Arquitetos: Stinessen Arkitektur
- Área: 130 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Adrien Giret, Snorre Stinessen, Kjell Ove Storvik
-
Fabricantes: ConTree, Lindab, Nemetschek, Nicopan, Nordisk Massivtre, Sika
Descrição enviada pela equipe de projeto. Manshausen 2.0 é uma extensão do Manshausen Island Resort inaugurado em junho de 2015. A Ilha Manshausen está situada no Arquipélago Steigen, na costa do norte da Noruega e abriga a maior população de águias marinhas do mundo. A posição da Ilha entre as montanhas majestosas e o Mar de Barents é, em si, a inspiração para o projeto.
A extensão concluída em junho de 2018 inclui novas cabanas e uma área de sauna e relaxamento em conexão com um lago de água salgada central na ilha. A sauna foi feita com restos de materiais da primeira etapa da construção e também com telhas antigas de ardósia encontradas na ilha. O projeto procura relacionar-se com o posicionamento específico no lago, mas também com a paisagem envolvente, ao mesmo tempo que oferece aos hóspedes um confortável espaço de estar no interior e um fácil acesso à água fria.
As novas cabanas estão posicionadas na ponta das formações rochosas do extremo norte da Ilha e sobre o mar. Embora desfrutem de muitas das mesmas vistas imperturbáveis do mar, o posicionamento na paisagem oferece uma abordagem única ao projeto. A altura das ondas, as condições climáticas extremas e também o aumento futuro do nível do mar foram estudados para determinar as posições exatas das cabanas. A exposição aos elementos naturais é extrema, por isso o revestimento em alumínio foi escolhido para suportar a salinidade e a exposição à água salgada. O acesso às cabanas é feito através das formações rochosas que permitem entrar e sair do mar. O projeto do abrigo se esforça para causar um impacto ambiental mínimo e o uso de construção de madeira laminada cruzada (CLT). Os vidros são feitos sob medida para o projeto e os grandes janelas permitem uma vista desobstruída da natureza e dos elementos externos.